Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Sem material, médica usa saco de lixo como avental para fazer parto no AC

Caso ocorreu na Unidade Mista de Saúde do Jordão, interior do Acre. Funcionária também denuncia falta de medicamentos e materiais no hospital. 

 Quésia Melo
Do G1 AC
Segundo funcionária, médica teve de vestir saco de lixo pois não tinha avental na unidade  (Foto: Arquivo Pessoal)Segundo funcionária, médica teve de vestir saco de lixo pois não tinha avental na unidade (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma funcionária da Unidade Mista de Saúde do Jordão, interior do Acre, denunciou a falta de materiais e medicamentos no hospital nesta quarta-feira (11). A mulher, que preferiu não ser identificada, relata que uma médica precisou improvisar um avental com um saco de lixo para fazer um parto na manhã desta quarta (11). O G1 tentou entrar em contato com a médica, mas foi informado que ela não falaria sobre o assunto. 
A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que  deve se posicionar sobre o caso ainda nesta quarta.
"Estávamos no plantão, a mãe precisava fazer o parto e tivemos que improvisar, não tinha jeito. Essa foi a maneira que a gente encontrou de proteger a paciente. A gente já sabia que não tinha, porque isso é o mínimo dos problemas que existem na unidade", relata a funcionária.
Essa não é a primeira vez que médicos e enfermeiros usam a criatividade, segundo a mulher. Ela diz que em outra situação tiveram de cortar e reduzir um catéter adulto para usar em um recém-nascido. A funcionária alega condições precárias de trabalho e afirma que faltam macas, antibióticos e até gazes.
"Nessas situações a gente sempre dá um jeito, infelizmente é tudo improvisado. Se for um caso grave, é preciso esperar o atendimento aéreo e, até chegar, ficamos revezando os cuidados com o paciente. Trabalhamos com a sorte de Deus", lamenta.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens do modelo de compassandcamera. Tecnologia do Blogger.